Em 2022, uma pesquisa que apontou cerca de 4 milhões de brasileiros moram no exterior. E esse número cresce cada vez mais. Todavia, quando surge o desejo de morar fora, também surgem as dúvidas “Onde morar?”, “E se eu não gostar do país?”, e de fato, essas são questões importantes para se refletir, já que uma mudança grande pode trazer consequências muito boas ou ruins, caso a decisão seja tomada de forma errada.

Como escolher o país?

Umas das maiores dificuldades ao mudar para outro país, é a questão da legalização de permanência. Nem sempre no país que você gostaria de imigrar, será possível conseguir um visto para trabalho. Sendo assim, tente flexibilizar suas escolhas e ficar realmente aberto a novas oportunidades, assim você evita possíveis arrependimentos futuros.

Para encontrar um país compatível, crie uma lista com suas prioridades, como por exemplo: moradia, clima, saúde, transporte, vida social, familiar, tipo de cidade (modernas, histórica, grande, etc). Nesta lista, vá adicionando por ordem de relevância e pontue o que é essencial e o que não é tão importante. Por fim, você terá tudo o que é prioridade para você.

O país ideal

Determinando sua prioridades, será mais fácil encontrar países mais compatíveis com suas prioridades e objetivos. Separe os países que você se identifica mais. Faça um parâmetro de qual tem mais pontos alinhados aos itens que você já separou anteriormente.

Este processo de preparação, pode levar muito tempo. Porém, faça com calma, de forma minuciosa. Assim, você estará mais preparado para encarar as adversidades no exterior.

Sua área de trabalho tem uma demanda considerável?

Depois de já ter selecionado os países, busque se informar, se eles realmente precisam da sua mão de obra. Vale lembrar que se uma empresa internacional faz todo o processo burocrático para te ter na companhia é porque o suas habilidades são valiosas para eles. Com isso, busque países que precisam de você e vão te dar suporte necessário para a imigração.

Faça uma pesquisa sobre permanência legal e visto de trabalho

Não somente suas prioridades são importante, mas também o fato de poder viver de forma regular conta muito. Portanto, procure a fundo os países que vão te permitir trabalhar legalmente.

Agora sim, você já pode decidir!

Por fim, agora chegou a hora da decisão. Com todos estes fatores definidos, fica mais fácil escolher o país ideal para você. E então você poderá começar a aplicar para vagas no país escolhido e se preparar para uma oportunidade! Foque naquilo que faz mais sentido pra sua vida, sempre equilibrando sua vida pessoal com a profissional. Tenha em mente que estar realizado fará toda a diferença na sua mudança!

Conte conosco para tornar este sonho em realidade! Nós da Verbalize Now podemos te ajudar muito mais que somente aulas de inglês online. Podemos te ajudar a definir seus objetivos e até mesmo encontrar formas de se preparar para todo o processo. Seja entrevista em inglês, um trabalho remoto antes de conseguir morar fora, aperfeiçoar sua performance em inglês!