Você pode sim aprender inglês criando um cronograma, mas pra isso existem alguns mecanismos que facilitam o processo, além de muita dedicação. Mas a dúvida de muitos é: por onde começar? Aqui vão algumas dicas para você traçar um plano de estudo estratégico e começar seus estudos.

Por onde começar?

Separe um tempo oportuno para estudar: delimite algum tempo do seu dia para se desligar de tudo e focar apenas em aprender. Não se deixe levar por distrações; pense que este momento é para dedicar-se 100%. Não precisa ser 5 horas por dia, mas pense em um momento em que você consiga manter constância, e se houver necessidade vá aumentando este tempo gradativamente.

Tenha foco: pense no motivo que te fez iniciar o aprendizado em inglês e coloque ele como prioridade. Quando você estabelece uma meta, certamente irá dar o seu melhor e se esforçar muito mais, do que se quisesse aprender só por aprender. Portanto, mantenha-se sempre lembrando daquilo que te motiva a falar uma segunda língua.

Todo momento pode ser de aprendizado: sabe quando você quer muito assistir um filme? Pois bem, coloque ele em inglês e assista-o ativamente. Tente ouvir quais são as frases que estão sendo usadas, qual o tempo verbal, algumas expressões diferentes. Vá pesquisando tudo o que tiver dúvida.

Como estruturar meu roteiro?

Foque em uma competência por dia e naquilo que você tem mais dificuldade ou quer desenvolver mais. Delimite quantos dias você vai estudar por semana. É interessante que você pratique mais vezes na semana mesmo que o tempo de estudo seja mais curto, do que uma sessão longa, uma vez por semana. Ter contato contínuo com a língua vai te ajudar a praticar mais e fixar melhor o conteúdo estudado.

Segue abaixo um exemplo de roteiro:

  • Segunda-feira (pratique seu listening): Selecione podcast em inglês e ouça-os de forma ativa. Preste atenção em cada parte das frases, tudo o que tiver de dúvida pesquise; e quando tiver escutado a primeira vez, repita o áudio para que preste atenção novamente, mas agora já com suas dúvidas sanadas. Você pode entrar no Youtube e pesquisar por “áudios para treinar listening” ou então “job interview in english”
  • Terça-feira (pratique conversação): Existem inúmeras plataformas de conversação para treinar com estrangeiros. Esta é uma boa ferramentas, pois assim você consegue perceber e entender novos sotaques. Nesses sites, você pode desligar sua câmera e atuar de forma anônima caso se sinta seja tímido. Alguns exemplos de plataformas para conversar: Free4talk e Omegle.
  • Quarta-feira (pratique a leitura): Busque textos que sejam separados por nível, se seu nível for mais básico, e à medida que progredir no inglês, procure textos focados na sua área de atuação. É importante se familiarizar com termos técnicos e saber como usá-los em um texto, email ou documentação.
  • Quinta-feira (pratique a escrita): Pense no objetivo da sua escrita. Você quer treinar escrever emails ou documentações? Essa é uma boa forma de praticar. Você pode começar com textos mais simples e curtos. E aos poucos se arriscar a construir frases mais longa e complexas. Você pode escrever também textos pessoais por exemplo: como descrever a si mesmo, como foi seu fim de semana, quais são os seus planos futuros, etc.
  • Sexta-feira: Tire este último dia para fazer algo mais leve, como ler um blog, assistir vídeos em inglês ou até mesmo uma série. Sempre se atentando aos detalhes, acredite, isso faz total diferença!

Considerações finais:

Lembre-se que a consistência é muito importante. Então vá aos poucos, no seu tempo mas mantendo o ritmo de estudo. Não se pressione muito, tente entender qual a melhor maneira de aprender dentro da sua rotina e vá adaptando conforme for necessário. O importante é não desistir!

Se o seu objetivo for encontrar um trabalho remoto no exterior, faça um curso de inglês online na Verbalize Now. Nós temos curso de inglês para negócios. Te mostramos como conseguir um trabalho remoto em uma empresa internacional. Se você quer alavancar sua carreira, nós podemos te ajudar!