Quando pensamos em aprender inglês, logo ronda em nossa mente a dúvida de qual método é melhor. Qual será o método que vai me fazer aprender mais rápido e será mais eficiente pra mim. Bom, para entender o melhor mecanismo de aprendizagem é necessário se auto investigar. Entender o que realmente será mais viável na sua vida e se a abordagem comunicativa é ideal para você.

Auto investigação

Agora é o momento de olhar para dentro de si mesmo e perceber quais são os seus objetivos com a língua. O ideal é que você combine seu modo de aprendizado com seus objetivos. Se você identificar as seguintes questões o método comunicativo é o melhor para você.

Depois de se fazer estas perguntas, observe quais foram suas respostas. Se na sua conclusão todos os seu objetivos forem com ações interacionistas, o melhor método será abordagem comunicativa.

Abordagem comunicativa

Método comunicativo é aquele que dá ênfase nas interações sociais como foco de aprendizado. E por sua vez, tem o seguinte objetivo: tornar a comunicação ferramenta central de ensino e usar ela como metodologia para melhor compreensão e execução das quatro habilidades da língua (Listening, Speaking, Reading e Writing).

Abordagem comunicativa

O que caracteriza uma abordagem comunicativa?

Método comunicativo é o melhor?

Este método é muito eficaz porém depende da dedicação dos alunos. Dentro das suas vantagens, tem como: trazer a realidade linguística de cada aluno, além de equilibrar o aprendizado e o aprendiz.

Outro ponto é, esta metodologia coloca o aluno como peça central, deixando de lado o foco 100% voltado ao conteúdo. Isto é, entender as necessidades daquela pessoa, e trazer os itens de aprendizado de inglês forma adaptada. Visto isso, é também necessário que o aluno atue de forma autonôma com os estudos, sempre busacando colocar em prática o idioma no dia a dia.

Além disso, a forma de aprendizagem será voltada as tentativas do aluno, sendo que quando o método é utilizado o aluno não terá outra opção a não ser falar a língua, ainda que de forma errônea, mas o tentar é válido neste momento. O importante é estabelecer a comunicação.

E por fim, o aluno com aulas comunicativas terá mais desenvoltura quando for lidar com o idioma na prática, como em uma entrevista em inglês. Ele certamente saberá se expressar de forma correta, com mais confiança e autenticidade.

Se você gostou do método comunicativo, a Verbalize Now é a escola correta para te ajudar! Nós temos aulas de inglês online que tem por objetivo te ensinar praticando, e te ajudamos enfim alcançar seus objetivos.