Não é surpresa para ninguém que o mercado internacional está aquecido. Muitos profissionais brasileiros que falam inglês estão aproveitando a oportunidade para ganhar em dólar ou euro. Mas o que é melhor: trabalhar remoto do Brasil para uma empresa no exterior ou morar e trabalhar em outro país? A resposta mais simples é: depende das suas prioridades.

Vantagens de trabalhar remoto para o exterior morando no Brasil:

A maior vantagem de continuar morando no Brasil será ter um custo de vida baixo (principalmente se você optar por morar em cidades do interior) e ganhar um salário em dólar ou euro. Essa diferença entre salário e custo de vida vai te permitir guardar uma quantia considerável por mês.

Há outro ponto também, é a possibilidade de falar inglês durante o dia mas poder voltar ao português quando estiver fora do expediente. Isso pode ser visto como uma vantagem ou desvantagem dependendo para quem você perguntar. Se você não quer se comprometer a falar inglês o tempo todo, isso pode ser uma vantagem.

Se você gosta de viver no Brasil e pretende ganhar um salário melhor, essa com certeza é a melhor opção. Você terá que se adaptar a trabalhar somente em inglês. Porém não terá que fazer mudanças drásticas na sua vida para atingir seus objetivos.

Vantagens de morar no exterior:

Muitas pessoas optam por morar fora do Brasil porque querem vivenciar outras culturas. Outras, estão em busca de algo que o nosso país não pode proporcionar. De qualquer forma, poder ter contato com uma cultura diferente pode ser uma experiência muito enriquecedora.

várias vantagens de se morar no exterior e explorar o que outros países têm a oferecer. Sempre acabamos aprendendo outras maneiras de se viver e trabalhar. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para você praticar seu inglês ou até mesmo aprender uma terceira língua.

Para quem tem vontade de vivenciar uma experiência diferente e não tem medo de sair da zona de conforto, essa é uma ótima oportunidade. Muitas empresas oferecem apoio financeiro para que você e sua família possam mudar para outro país. Além de ajudar com os custos de vistos e a encontrar uma moradia.

Como tomar uma decisão?

Pense bem em quais são suas prioridades. Essas duas experiências são completamente diferentes. Morar no exterior vai exigir muito mais flexibilidade, paciência e tolerância no dia a dia. Para trabalhar para um empresa internacional também é necessário ter esses atributos para lidar com culturas diferentes. Mas uma vez que o expediente acaba, sua vida volta ao normal. Seja qual for a sua decisão, pesquise bastante sobre os prós e contras e informe-se bem para não se arrepender.

Uma coisa em comum que o trabalho remoto internacional e morar no exterior tem em comum é o inglês. Empresas internacionais possuem profissionais do mundo todo e o inglês é a língua que será mais utilizada no dia a dia. Então ao procurar um curso de inglês online ou presencial, é recomendável que você busque uma escola que ofereça inglês para negócios ou inglês para profissionais da sua área. Desta forma você poderá se preparar melhor para as oportunidades internacionais e se comunicar com mais eficácia no seu trabalho.