Pensar que nunca vai precisar do inglês é uma prática normal entre as pessoas. No entanto, este costume pode te colocar em uma situação extremamente desagradável, já que em qualquer momento você pode se deparar com um cenário onde o “português clássico” não vai te salvar. 

Onde posso precisar me virar com Inglês?

Sei que no dia-a-dia corrido, talvez você não consiga se lembrar de alguma situação que haverá necessidade de “improvisar” seu inglês. Entretanto, pense na seguinte situação: você faz atendimento ao público na empresa onde trabalha e por ventura aparece um cliente que consegue se comunicar apenas em inglês. E você não tem o que fazer, ou tenta atendê-lo ou então perde este cliente. Espero que não tenha passado pela sua cabeça em perder o cliente (haha). No segundo cenário, você está férias no exterior e não encontra ninguém que possa te ajudar a se comunicar. E mais uma vez você tem duas alternativas: ou você tenta dizer algo ou nunca mais viaja para fora do Brasil por medo de cair na mesma circunstância. 

O que fazer para se sair bem nas situações acima?

Primeiro de tudo é: controlar suas emoções; parece ser algo muito banal, mas é através do controle emocional que conseguimos enxergar as coisas com mais clareza e fazer o nosso corpo entender que está tudo bem. Respire fundo, tente entender que este cenário pode te ensinar algo de alguma forma. 

Segundo, tente se lembrar ao máximo de expressões que você já conhece, como aquelas de apresentação. Apenas para que o ouvinte não fique totalmente sem respostas. Por fim, pare e pense que você tem uma ferramenta poderosa em suas mãos que é seu celular. Por ele você pode ir pesquisando palavras-chave sobre o assunto que vai ser tratado, por exemplo, vai ser falado sobre venda de CRM; pegue as palavras chave deste nicho e pesquise a tradução, assim você vai ser compreendido ao menos pelo contexto geral. 

Como entender o estrangeiro está falando?

Segue a mesma linha de raciocínio do “falar”. Tente pegar palavras chaves que está sendo falada e decifre todo o sentido. Assim, você terá um norte para a compreensão total do diálogo. Muitas vezes conseguimos entender a ideia principal apenas pelo contexto da situação.

Se prepare!

Portanto, se for pego de surpresa, tudo bem, você consegue se virar. Todavia, não espere ter que se virar para entender que você precisa de inglês. Entenda que uma língua universal não é necessária apenas para alguém que quer um trabalho remoto no exterior. Tampouco, apenas para quem quer fazer uma entrevista em inglês. Então, se prepare!

Não passe perrengue, faça aulas de inglês online com a Verbalize Now. Estamos aqui para te ajudar viver sem preocupação!