Uma forma eficaz de se manter motivado durante o aprendizado de inglês e medir seu progresso é através da criação de objetivos. E quando falo objetivos, não é o famoso “meu objetivo é ser fluente em inglês”, porque isso é vago e difícil de mensurar.

Como posso definir objetivos?

Seja o mais específico possível. Se você está fazendo aulas de inglês online ou presencial, será mais fácil criar seus objetivos. Considere o seu nível, as suas dificuldades e os seus objetivos profissionais. Seus objetivos podem ser focados na gramática, por exemplo “falar de eventos no passado de forma clara” ou “me apresentar em inglês de forma confiante”. Ou então podem estar relacionados com seu trabalho como “conseguir participar de uma reunião em inglês e entender 90% do que foi falado”.

Uma vez que os objetivos estejam definidos, é hora de decidir qual será a data limite para atingir cada um deles. Para isso, um professor de inglês pode te ajudar. Lembrando que ao decorrer das suas aulas de inglês, você pode criar ou redefinir objetivos.

Objetivos a curto prazo

Os objetivos a curto prazo são objetivos que você pretende atingir nos próximos 6 meses. Recomendo que sejam uma média de 1 ou 2 (no máximo) por mês. Você precisa de tempo para aprender esse conteúdo. Quanto mais você praticar por dia, mais rápido conseguirá atingir seus objetivos. Quanto mais específico forem, melhor.

Objetivos a médio e longo prazo

Podemos considerar médio prazo o período de 6 meses a um ano. Para longo prazo, podemos considerar um período acima de um ano. Neste caso, é recomendável que sejam um número menor e que sejam menos específicos que os de curto prazo. Algumas sugestões são: “trabalhar para uma empresa internacional” ou “fazer um intercâmbio e conseguir me comunicar com nativos”. Estes objetivos estão sujeitos a mais mudanças pois dependem diretamente do seu desempenho durante o curso de inglês.

Mantenha-se focado

Seja qual for os seus objetivos, mantenha-se focado. Quando tratamos de aprender inglês, esse é um processo que leva tempo e dedicação. Mas o importante é não se desviar dos objetivos. Todos nós temos semanas em que estamos mais ocupados. E momentos que estamos desmotivados. Seja gentil consigo mesmo e tire um tempo para descansar quando necessário. O importante é não desistir.

Se você não está fazendo aulas de inglês para negócios e quer alavancar sua carreira, fale com a Verbalize Now. Nós te ajudaremos a definir e atingir seus objetivos profissionais.