O termo mindfulness pode ser traduzido para o português como “atenção plena” ou “consciência plena”. Mas afinal, como que mindfulness pode te ajudar no aprendizado de inglês? Primeiro vamos entender o que significa ter uma “atenção plena”.

O que é mindfulness?

Sabe aquela voz da nossa cabeça que aparece nos momentos mais inoportunos dizendo que “você não é capaz”? Ás vezes essa vozinha só aparece para remoer alguma situação desagradável que aconteceu no passado que você não consegue parar de pensar sobre. Ou então aquela ansiedade de pensar em todos os cenários negativos que poderão acontecer em um evento futuro. Essa “voz” nada mais é que o nosso cérebro querendo nos alertar sobre os perigos do mundo.

Na grande maioria do tempo, essa voz não é produtiva e não nos ajuda em nada, pelo contrário, só cria mais ansiedade, angústia e nervosismo. E é aí que entra a prática de mindfulness que te ajuda a se concentrar no presente e não se deixar levar por pensamentos obsessivos sobre o passado ou futuro. Quando focamos no momento presente nós conseguimos dar atenção plena ao que estamos fazendo sem interrupções.

Quais são os príncipios de mindfulness?

Como praticar mindfulness?

Uma das formas mais comuns de praticar mindfulness é através da meditação. Muitas pessoas tem a concepção errada que meditação é tentar não pensar em nada. Mas pelo contrário, na prática, a pessoa foca a atenção na respiração. Quando percebe que está distraída, ela apenas gentilmente reconhece que perdeu o foco e volta a prestar atenção na respiração sem se julgar por ter perdido a concentração. Praticando 10 ou 20 minutos por dia muda a sua forma de lidar com os pensamentos invasivos.

Mas o que isso tem a ver com inglês?

Muitas vezes, quando estamos estudando alguma coisa nova ou difícil, vem uma vozinha na cabeça que diz “você não vai conseguir” ou “por que eu vou estudar inglês agora? Já perdi a chance de ter estudado no passado”. Esses pensamentos não tem fundamento e não ajudam em nada. Por isso que mindfulness é tão importante. Você não vai dar ouvido a esses pensamentos e vai conseguir se manter motivado e focado durante esse processo de aprendizagem de inglês.

Além disso, mindfulness vai te ajudar a ter mais paciência e compaixão consigo mesmo quando você tiver dificuldade ou cometer erros. Errar faz parte do processo, e com a meditação você acaba sendo mais tolerante com erros.

A Verbalize Now incentiva a prática de mindfulness e nosso curso de confiança e empoderamento fala bastante sobre isso. Se você gostaria de mais informações sobre cursos de inglês online ou sobre mindfulness, entre em contato conosco.